Antes de mais nada, é necessário deixar bem claro o que é o RELATÓRIO DIÁRIO DE OBRAS, para então, não só entendermos quais os itens essenciais, mas também qual a importância do mesmo para você, empreendedor que esteja começando a atuar na execução de obras ou mesmo para você que já possua uma construtora.

Continue comigo…

 

O QUE É O RELATÓRIO DIÁRIO DE OBRAS?

O RELATÓRIO DIÁRIO DE OBRAS, DO ou RDO é um documento utilizado em obras e projetos de construção, sejam eles de pequeno ou grande porte, cuja finalidade é registrar, como o próprio nome diz, diariamente, o controle de todas as atividades realizadas na obra, seguindo uma ordem cronológica e garantindo assim o mais claro fluxo de informações da obra, funcionando como uma espécie de memorial da mesma.

 

O RELATÓRIO DIÁRIO DE OBRAS É OBRIGATÓRIO?

Para responder a essa pergunta, preciso citar um outro documento, muito similar ao RDO, que é o LIVRO DE ORDEM.

O livro de ordem é um documento regulamentado pela Resolução n° 1024 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), a qual apresenta a obrigatoriedade de preenchimento do livro de ordem em todas as obras e serviços executados por profissionais do sistema CREA/CONFEA.

E tem mais: de acordo com a Lei Federal 5.194, a falta de preenchimento deste memorial pode implicar em advertências e multas. Isso sem falar na quebra do código de ética profissional da área.

Já o RDO, embora necessário, só é obrigatório se for uma exigência expressa em contrato entre o contratante e o contratado.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DIÁRIO DE OBRAS?

A importância do RDO não se encontra no documento em si, mas sim em sua aplicação, pois o uso correto do RDO pode ajudar as empresas ou você, empreendedor, a obter dados importantes que auxiliam na tomada de decisões gerenciais e ainda podem ser usados em um eventual caso de disputa contratual.

Grande parte dos contratos aponta a exigência deste documento como sendo o instrumento formal para registro de todas as atividades que aconteceram na obra durante sua execução.

Por conta disso, é necessário o registro de quesitos como: disponibilidade de recursos; o efetivo da obra; as locações de máquinas e equipamentos e a sua utilização no dia; condições climáticas; os acidentes de trabalho; comentários do Contratante/Fiscalização e do Contratado; principais problemas não previstos que impediram a execução de algum serviço ou tarefa e em quais áreas foi executado o trabalho.

Como exemplo de aplicação, podemos citar uma condição em que foi registrada uma ocorrência de chuva forte, a qual impossibilitou a execução de algum serviço externo e assim possa ser justificado o prolongamento do prazo para entrega do serviço.

Ao adotar esse documento, o engenheiro ou técnico responsável pelos serviços fica resguardado de futuras situações que poderão ser prejudiciais ao exercício profissional.

 

PASSO A PASSO PARA O PREENCHIMENTO DO RDO

Neste outro artigo que escrevi, apresento 9 ITENS IMPORTANTES DO RELATÓRIO DIÁRIO DE OBRAS, e também os itens mais comuns; vale a pena a leitura.

Apresentarei, agora, o sistema que utilizo para o registro e armazenamento de meu RDO.

Embora o RDO possa ser preenchido em uma planilha do excel (e eu comecei fazendo desta forma), senti a necessidade de implementar o registro e controle com o sistema online do App Diário de Obra, que agilizou bastante esse processo.

O App Diario de Obra propõe o registro e armazenamento do RDO de forma online, em tempo real, com fácil acesso através do computador ou dispositivos Android ou IoS.

E, de fato, minha experiência de registrar, organizar e acessar o RDO tem sido muito mais agradável, fácil e prática depois que comecei a utilizar o App Diário de Obra.

Para quem quiser conferir, é possível utilizar o App gratuitamente por um período de testes de 30 dias no link abaixo

Vejamos agora 5 passos bem simples de como preencher o RDO a partir do App Diário de Obra:

 

1º PASSO: Faça o seu cadastro no App Diário de Obra e CADASTRE SUA OBRA

 

2° PASSO – Para cada dia de trabalho na obra, você cria um Relatório Diário de Obra (RDO) informando o que aconteceu no dia.

 

Informações que podem ser inseridas nos relatórios:

 

Exemplo de relatório preenchido:

 

3° PASSO – Acompanhe e controle o dia a dia da obra com base nas informações inseridas no RDO.

 

 

4° PASSO – Compartilhe as informações com todas as pessoas envolvidas no projeto: canteiro de obra, escritório e cliente.

 

5° PASSO – Acesse o sistema via Android, iOS ou Web.

 

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES:

Cadastro de obras, relatórios e usuários.

Fazer consultas e análise dos dados inseridos.

Cadastrar sua própria lista de: mão de obra, equipamentos e tipos de ocorrências.

Inserir fotos e anexos nos relatórios

Impressão PDF dos relatórios.

Multiplataforma: Web, Android e iOS.

Permite fazer os RDO de forma offline pelos aplicativos Android ou iOS.

 

CONCLUSÃO

Tá vendo aí que implantar e preencher um diário de obra não é nenhum bicho de 7 cabeças e ainda pode garantir muitos benefícios para o seu negócio?

Não se esqueça de nos contar o que achou do post de hoje e caso tenha gostado, curta e compartilhe com seus amigos!

plugins premium WordPress